Todo mundo gosta de aproveitar o verão para ir para a praia, se banhar no mar, pegar aquele sol e se divertir com a família e os amigos, mas será que isso é bom para a pele? A resposta é não. Principalmente se você é daquelas que gostam de dormir até as 9 horas, ir para a praia as 10h e voltar depois das 4 horas. Pega o pior sol do dia, na praia.
Cuidados básicos com sua pele
Para não ter problemas – como queimaduras e até câncer de pele – e não deixar a pele ruim ao aproveitar muitas horas de praia, alguns cuidados podem ser tomados:
- Antes do sol: faça esfoliação uma vez por semana para retirar as células mortas. Isso ajuda a deixar a pele saudável, para que ela sofra menos. Se o que você quer é pegar uma cor rapidamente, pode ingerir algumas cápsulas naturais que contém vitamina E e betacaroteno na formulação, responsáveis por acentuar o pigmento e hidratar. O bronzeado será mais rápido.
- Passe um bom protetor solar: se sua pele é muito clarinha, pode optar por um protetor solar na faixa de 50 a 60 FPS. Para pele morena o protetor escolhido em torno de 30 e escura 15. Não se esqueça de reforçar o filtro solar durante todo o dia, de acordo com o indicado na embalagem. Se você tem pele oleosa, prefiras os protetores em gel. Para o corpo, além dos protetores solares em creme, há também uns em spray que são muito fáceis de serem usados e muito práticos de serem aplicados no corpo todo. Não se esqueça de aplicá-los nas mãos, orelhas e pés. Muitas pessoas esquecem e são áreas muito sensíveis que precisam de proteção. Utilize protetor solar que proteja contra os dois tipos de raio, o UVA e UVB.
- Bebês: lembre-se sempre que os bebes são muito mais sensíveis. Com eles, só sai depois das 16h ou bem cedinho. Assim mesmo, não se esqueça do protetor solar e fique por pouco tempo exposta. Mantenha a proteção mesmo à sombra porque os raios nocivos também refletem na areia ou na água.
- Pele negra: embora pessoas com a pele negra tenham uma maior proteção natural da pele, ainda assim precisam dos mesmos cuidados.
- Paciência: não adianta ficar no pior horário do sol para tentar ficar bronzeada rapidamente. A pele leva de dois a três dias para liberar a melanina, por isso tenha paciência e pegue sol aos poucos. Ficar muito tempo no sol é perigoso, pois, além da desidratação, um bronzeamento intenso pode causar febre, pressão baixa, desmaio e batida irregular do coração.
- Boné: além de bastante protetor, você pode usar bonés e chapéus para proteger ainda mais.
- Alimente-se adequadamente: beba muita água, coma muitas frutas e beba muito suco natural. Com o calor, você perde mais liquido e precisa se reidratar. Hidrate também a sua pele com produtos específicos.
- Cuidado: evite limão ou se precisar manuseá-los, lave bem as mãos. Ele mancha e queima a pele, quando em contato com sol. As manchas demoram muito tempo para saírem.
- Manchas na pele requerem cuidado: não tratar as manchas e depois ainda se expor ao sol pode piorar. Qualquer mancha que apareça na pele procure um médico, veja o melhor tratamento e proteja-se na praia, para que a pele não fique ressecada, não seja muito exposta à radiação e a sua mancha acabe piorando. Use o protetor solar, chapéu e o guarda-sol para se proteger. Mesmo ficando em baixo do guarda-sol não se esqueça do protetor solar, pois os raios ultravioletas refletem na areia e sua pele é atingida.
- Evite usar brincos, anéis, correntes, maquiagem e perfume ao tomar sol, pois podem causar alergia.
- Banho: após a praia evite tomar banho muito quente, pois resseca a pele e a deixa mais sensível.